domingo, 14 de novembro de 2010

ALICE FAZ ANIVERSÁRIO

Tânia Velozo, de um jeito todo respeitoso, constrói uma história para a criança entrar e morar. Ela pode entrar, sem susto, nas alegorias do tempo por meio de um assunto bastante caro às crianças de todas as idades: o tamanho que o tempo tem. A medida? A data de seu aniversário, os aspectos simbólicos e lúdicos que o acontecimento contém. Assim, com maestria e simplicidade, Tânia nos convida a repensar a infância “escovando a história a contrapelo”, como nos diria o filósofo e crítico da cultura Walter Benjamin. A alegoria do movimento de escovar ao revés do pêlo toca os jogos tradicionais infantis, os papéis de presente, o bolo de chocolate, a alegria e o susto de crescer no período da infância. Surge, então, a criança revigorada, que, ao final da festa de aniversário, pode fechar os olhos e dormir. Na condição de ser apenas criança, se embalar e em sonhos partir.
Márcia Cabral



Tânia Velozo mora no Rio de Janeiro e é professora e fonoaudióloga. Uma professora apaixonada por histórias. Não é à toa que vive contando muitas delas para seus alunos. Contando e encantando. Tânia é meio fada, tudo que toca transforma em algo novo e renovador. Vive envolvida com festas, sonhos e descobertas, onde aprende a brincar e a viajar com as muitas leituras que as crianças fazem da vida. Alice faz aniversário é uma das muitas histórias que ela coleciona da sua infância, de seus filhos e de seus alunos. Ainda bem que ela resolveu abrir seu baú de histórias para compartilhá-las com os leitores.

Sobre a ilustradora:

Cris Alhadeff também mora no Rio de Janeiro e é a ilustradora de Alice faz aniversário, Cris cursou desenho Industrial na Escola de Belas Artes da UFRJ, já fez de tudo um pouco: webdesign, marketing digital, interfaces para multimídia, design sustentável, mas sua maior paixão é a ilustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário