domingo, 14 de novembro de 2010

O CAÇADOR DE PIPAS

O Caçador de Pipas é o primeiro romance escrito pelo afegão Khaled Hosseini.

Publicado pela primeira vez em 2003, é o primeiro romance em inglês escrito por um afegão. A obra conta a história de Amir, um garoto rico de Wazir Akbar Khan, distrito de Cabul, no Afeganistão, que é atormentado pela culpa de ter traído seu amigo de infância Hassan, filho do empregado do seu pai Ali.

A história tem como cenário uma série de acontecimentos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia do Afeganistão decorrente da invasão soviética, a massa de emigrantes refugiados para o Paquistão e para os EUA e a implantação do regime Taleban.


Khaled Hosseini nasceu em 1965 em Cabul, Afeganistão, mas vive nos Estados Unidos desde 1980. Médico de profissão, aproveitava as horas vagas para escrever. E foi nesses intervalos que surgiu O Caçador de Pipas.

Hosseini escreveu a obra em sua casa na Califórnia, a milhares de quilômetros de Cabul, cidade que não visitava desde que sua família havia imigrado. Ele só voltou ao Afeganistão quando o livro estava impresso, prestes a chegar às livrarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário