domingo, 14 de novembro de 2010

DOM QUIXOTE

Não há quem já não tenha ouvido falar de Dom Quixote, o célebre personagem que, enlouquecido pelos romances de cavalaria de uma Europa que estava saindo da Idade Média, decide se armar cavaleiro e ir combater as injustiças do mundo em nome de seu amor imaginário, Dulcinéia Del Toboso, e acompanhado de Sancho Pança, seu fiel escudeiro.

Considerado por muitos o melhor romance jamais escrito, consegue ser lírico e satírico ao mesmo tempo e sobrevive já há cinco séculos de idade.

Sucesso desde seu lançamento (cópias piratas circularam por toda a Espanha na época), o autor foi forçado a fazer uma continuação, pois enredos apócrifos com novas aventuras do personagem já tinham começado a surgir.



Sobre o autor
Miguel de Cervantes e Saavedra teve uma vida tão fascinante quanto a de seu personagem Dom Quixote.

Nascido no dia 29 de setembro de 1547, em Alcal� de Henares, aos 22 anos de idade meteu-se em confusão ao participar de um duelo com um figurão da época, o que o obrigou a fugir para a Itália.

Em 1571, participa da famosa batalha de Lepanto, fere a mão esquerda e, por isso, ganha o jocoso apelido de �manco de Lepanto�. Em 1575, é preso pelo Império Otomano e solto somente cinco anos depois, após pagar resgate.

Em 1605, após um período preso novamente, agora por alegadas malversa��es de impostos do qual era cobrador, publica o livro "O engenhoso fidaldo Dom Quixote de La Mancha". Em 1616, falece em Madri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário